Dicas

Por que as crianças têm tanta dificuldade com a escola online durante o COVID-19

O seu filho ou adolescente está lutando com a escola durante a pandemia COVID-19? Eles não estão sozinhos. Aqui estão algumas razões do porquê. 

As crianças perderam toda a sua estrutura externa. Vamos falar sobre estrutura e rotina por um segundo. Sabemos que crianças e adultos se beneficiam da estrutura. Por que é isso? Porque a estrutura e a rotina nos permitem não ter que pensar muito. 

Parece estranho, certo? Na verdade, quando temos uma estrutura consistente, as coisas são previsíveis, e isso permite que o cérebro se concentre na tarefa em mãos, ao invés de se preocupar constantemente com “o que vem a seguir”. 

Ter uma estrutura externa também traz outro benefício: Priming é a capacidade do cérebro de criar associações entre as coisas para que, no futuro, possamos estar mais bem preparados, e tudo isso acontece sem esforço consciente. Preparamos os cérebros das crianças para uma aprendizagem focada, criando um ambiente sem distrações e sentando silenciosamente e com calma antes de pedirmos que tentem algo novo. Soa familiar? Para obter mais dicas sobre como criar filhos durante a quarentena, incluindo como criar uma estrutura escolar, e até mesmo formas da alfabetização para autista.Vamos ver as dicas abaixo: 

O mito da motivação intrínseca

Os pais tendem a cometer o erro de ver o aprendizado como algo que deve ser perseguido incansavelmente por causa do aprendizado, não importa a dificuldade. Estou aqui para lhe dizer agora que jogue essa vista pela janela. Olha, gente, adoro o meu trabalho e gosto de o fazer, mas definitivamente não trabalho de graça. Nem seu filho. 

Especialmente se eles forem alunos com dificuldades. Se seu filho estiver exibindo as seguintes bandeiras vermelhas, ele pode ter uma deficiência de aprendizagem não diagnosticada ou TDAH e deve ser avaliado por um profissional para que possa receber acomodações de aprendizagem e serviços corretivos:

Eles estão exibindo recusa escolar

No momento, isso pode parecer idas excessivas ao banheiro, recusa em sair da cama, recusa em participar de aulas de zoom online ou dizer coisas como “Eu odeio a escola”.

Você diz “meu filho simplesmente não tem motivação, ele só precisa se esforçar mais”. 

Esta é uma GRANDE bandeira vermelha. As crianças não gostam de falhar. É psicologicamente e socialmente caro para eles fracassar na escola. Se você está dizendo isso para outros pais, seus amigos ou a professora de seu filho, algo mais está acontecendo e seu filho precisa de ajuda. Não espere. O custo do TDAH não tratado e das dificuldades de aprendizagem é muito alto. 

Dizer coisas como “Mia é melhor em leitura / matemática / escrita do que eu”. 

Às vezes, este é apenas um espírito competitivo normal entre crianças. No entanto, quando é algo que é dito com frequência, e especialmente se associado a uma resistência em fazer matemática / leitura / escrita, é hora de buscar ajuda. 

Seu filho parece ansioso ou deprimido, e eles pioram quando confrontados com as tarefas escolares

Eles podem estar desanimados, sentindo ansiedade ou pânico e são facilmente dominados. Eles podem apresentar sintomas físicos como dores de cabeça, estômago embrulhado ou dizer “Não me sinto bem”. 

Eles perderam sua rede de pares

Quando se trata da escola, a pressão dos colegas pode ser útil. As crianças geralmente não gostam de ser as únicas a NÃO fazer uma determinada atividade, e os professores podem tirar proveito disso quando têm filhos pessoalmente (você não quer entrar no círculo, Daniel? Todos os outros estão indo para o tapete para Hora do círculo…). Isso se torna muito mais difícil de fazer com o Zoom, e agora há menos repercussões sociais por não entrar na atividade do grupo. Além disso, as crianças não podem olhar para seus colegas para entender uma atividade ou para descobrir o que devem fazer se perderem uma instrução. 

Felizmente para a maioria, o fim da escola não está longe

Os pais podem ajudar não colocando muita ênfase em coisas como lição de casa e dando mais ênfase ao tempo de qualidade para a família. Entrar no verão também é o momento perfeito para procurar ajuda profissional para alunos com dificuldades ou para obter uma avaliação se você acha que seu filho pode ter TDAH ou dificuldade de aprendizado. Se você ou seu filho estão com dificuldades, estamos aqui para ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *